Vôo de animais

 

 

Em todas as classes de vertebrados podemos encontrar um ou outro animal que possui capacidade de efetuar o para-quedismo ou planar. O vôo horizontal só pode ser efetuado por : aves, insetos e morcegos.

Os animais voadores podem ser dividos em 3 grupos:

a) os que efetuam o para-quedismo;

b) os que planam e

c) os que efetuam vôo propulsionado.

Para-quedismo

Entre os animais que desenvolveram esse tipo de vôo está o sapo voador de Bornéu, Rhacophorus dulitensis.

O para-quedas é formado através de membranas presentes nas patas. Quando os animais descem das árvores,age uma força aerodinâmica paralela a direção do ar que passa por eles. Essa força pode ser chamada de força de resistência.

O animal atinge uma velocidade constante quando esta força total contrabalancear o seu peso.

sapovoador

Planeio

O animal planador se desloca no ar em movimento descendente, sem realizar trabalho. Sua trajetória é retilínea.

Como animais planadores podemos citar:

a) lagarto planador (Draco volans) : possui uma pele dobrada sustentada por elongações das costelas que funcionam como asas e deixam as patas livres para a movimentação normal do animal.

digitalizar0001

b) esquilo voador (Glaucomys volans): é geralmente uma pele que se estende das patas dianteiras até as traseiras, denominada patágio. Outros tipos de asas planadoras incluem dedos e se estendem até o queixo e a cauda. 

digitalizar0001

c) peixe voador (família Exocoetidae): possui nadadeiras peitorais expansíveis que se transformam em asas com as quais planam após saltarem da água.

OBS: Quase todas as aves possuem a capacidade de planar, porém, essa capacidade se relaciona diretamente com a forma e dimensão das asas.Portanto, o beija-flor mal consegue planar devido às suas asas diminutas.

Vôos propulsionados

É o tipo de vôo realizado por grande parte dos animais que voam e é resultado da movimentação de músculos.

Devido a existência da força de arrastamento, um animal não consegue planar horizontalmente por muito tempo, devido a perda de velocidade.

Para voar horizontalmente com velocidade constante,uma força de impulso deve ser fornecida com direção igual, sentido contrário e mesma intensidade que a força de arrastamento. Essa potência é fornecida pelos músculos que impulsionam e movimentam as asas.

digitalizar0002digitalizar0004

0 comentários:

Postar um comentário