O mecanismo para vôo evoluiu de maneira distinta entre os animais, Sem um ancestral comum, evoluiram os animais planadores e os animais voadores.
Segundo pesquisadore,o vôo planado surgiu em locais onde esse tipo de locomoção é favorecido como florestas tropicais da Ásia por possuir árvores são altas e bem espaçadas.Na América do Sul, não ocorre a presença de animais planadores, pois as florestas são muito densas, tornando o vôo planado impraticável por falta de espaço.
Animais Planadores
Esquilo voador
Talvez o mais conhecido dentre os animais capazes de planar. São encontrados em várias partes do mundo.
Para planar eles esticam as membranas existentes entre os membros superiores e inferiores e usam a cauda como estabilizador,
Colugo (Lêmur voador)
São provavelmente os mamíferos mais adaptados ao vôo planado, com as maiores membranas.
Peixe voador
A maioria das espécies de peixes voadores são marinhos.Existem espécies qie possue, de 2 a 4 nadadeiras que se assemelham a asas.Podem fazer vôos em série afundando a cauda na água para criar impulso.
Sapo voador
Por viver em árvores altas, o sapo possui membranas entre os dedos e estão adaptados ao meio em que vivem, podendo planar de uma árvore para outra .
Cobra voadora
Seu mecanismo de vôo consiste em achatar o corpo, ficando duas vezes mais larga, assim, aumentando sua área de contato com o ar.
Em comparação, elas voam melhor do que os esquilos voadores e outros animais planadores, pois não possuem nenhum tipo de asa ou aerofólio que ajude a manter a altura do vôo e ainda demonstram algum tipo de controle do vôo como se estivessem rastejando no ar.
0 comentários:
Postar um comentário