ECOLOCALIZAÇÃO NO AR

 

 

Os sistemas sensoriais dos animais foram modificados de acordo com o meio em que estão, por exemplo, a água e o ar.

Os morcegos contam com a audição como sendo sua principal forma de percepção da distância para a navegação e localização de presas.

Morcegos caçam insetos a noite e utilizam o ultra-som com freqüências maiores de 20 kilohertz, produzindo uma corrente proveniente da laringe que é ampliada.

Os sons são emitidos pela boca ou pelo nariz onde têm as ondas sonoras focalizadas. As orelhas dos morcegos microquirópteros possuem um grande tamanho e um formato muito complexo que permite a percepção de ecos.

clip_image002Fonte: http://static.hsw.com.br/gif/bat-8.jpg

Funcionamento

O morcego emite ondas sonoras a todo instante. No momento em que estas ondas batem em um obstáculo ou inseto, parte delas retorna ao morcego, permitindo que ele detecte o objeto e se ele está em movimento, ou não. A partir do momento em que ele detecta um inseto, ele passa a emitir MAIS ondas sonoras do que quando ele apenas procurava um alvo; isso ocorre devido aos insetos se locomoverem e alterarem a direção de vôo rapidamente. Assim o morcego consegue manter o controle da posição da presa e então capturá-la.
Abaixo está uma figura que ilustra esse fenômeno.

clip_image001

Fonte: http://torqueteam.files.wordpress.com/2010/01/ecolocalizacao_morcego.jpg

0 comentários:

Postar um comentário