PEIXES BATIPELÁGICOS

 

Peixes Batipelágicos são peixes que vivem em águas profundas e que possuem especializações para a vida menos ativa em comparação aos peixes Mesopelágicos e de superfície.

Uma destas especializações é a presença de ossos menos densos e de musculaturas esqueléticas menos desenvolvidas. Outra adaptação é que os pigmentos visuais deles são mais eficientes na absorção de luz azul, cujo comprimento de onda é mais bem transmitido através do meio aquático.

clip_image002

Fonte:http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Refracaodaluz/imagens/corefrequencia.JPG

 

Muitos peixes e invertebrados que vivem em águas profundas são ornamentados por órgãos de fotóforos que emitem luz em padrões determinados de brilho.

A luz desses órgãos é produzida por espécies de bactérias simbiontes, podendo agir como forma de sinalização entre indivíduos da mesma espécie, de outras espécies, ou então, na atração de presas (alguns possuem um bastão luminoso próximo a boca).

clip_image001

Fonte: http://www.oceanario.pt/layout/img/cms/lrg_Anomalops_katoptron.jpg

As maxilas e os dentes desses peixes são enormes se comparados ao resto do corpo, e normalmente são seguidos de um grande estômago. Como as presas são limitadas, estas espécies não podem gastar energia para a caça, então, eles mantêm-se parados com o bastão luminescente próximo a boca esperando uma presa; quando esta se aproxima, ela é sugada por meio da abertura repentina da boca e é abocanhada pelos fortes dentes e maxilas, logo após, engolidas.

clip_image002[6]

Fonte: http://www.nature.com/nature/journal/v415/n6867/images/415020b-i1.0.jpg

A escassez de alimento selecionou estas estruturas para diminuir o custo energético e também para aprimorar a alimentação, permitindo a captura de presas maiores do que o próprio tamanho do peixe Batipelágico.

Estas são adaptações que permitem a sobrevivência destes animais nestes locais tão limitados.

0 comentários:

Postar um comentário